Jornadas de sucesso – Vibramolde

Em visita da equipe da GRV Software, Fábio de Andrade, o jovem proprietário da Vibramolde, conta como reduziu 40% do quadro de funcionários mantendo a mesma capacidade produtiva e eficiência de entrega e ainda conseguiu aumentar a qualidade de seus produtos. Há dois anos na mira de uma grande Multinacional e a poucos passos de um futuro promissor, Fábio comemora

sua trajetória e conta como as soluções da GRV Software foram e continuam sendo fundamentais para o seu negócio decolar.

Em visita da equipe da GRV Software, Fábio de Andrade, o jovem proprietário da Vibramolde,conta como reduziu 40% do quadro de funcionários mantendo a mesma capacidade produtiva e eficiência de entrega e ainda conseguiu aumentar a qualidade de seus produtos. Há dois anos na mira de uma grande Multinacional e a poucos passos de um futuro promissor, Fábio comemora sua trajetória e conta como as soluções da GRV Software foram e continuam sendo fundamentais para o seu negócio decolar.


Fábio de Andrade é cliente da GRV Software e foi convidado a contar sua história para o quadro “Jornada de sucesso”. Em conversa de cerca de 2 horas na Vibramolde com o consultor de implantações Adivelto Amaral e a Coordenadora de Marketing Danielli Margutti, Fábio contou sobre sua jornada, dificuldades, conquistas e empreendedorismo. Em sua história repleta de perspicácia e dedicação, Fábio é a prova de que é possível implantar melhorias capazes de aumentar a produtividade e diminuir os custos sem perder a qualidade.

A empresa…
A Vibramolde é uma empresa localizada em Campinas que atua desde 2008 no segmento de moldes para vibroprensas para cimento. Entre seus principais produtos estão Moldes para confecção de blocos de concreto e de pisos intertravados de concreto. Criada por dois sócios colaboradores do ramo de projetos industriais, a Vibramolde começou o que até então era inexistente no mercado, a fabricação de moldes para blocos e pisos de concreto com equipamentos sofisticados e projetos mecânicos. Conseguindo unir resistência à vibração e ao desgaste sem perder qualidade, acabamento, precisão e desperdício de material e ainda com a mesma qualidade dos moldes Europeus.

Dificuldade…
Entre as maiores dificuldades de Fábio, estava a obtenção e compartilhamento de informações entre o Financeiro, Produção, faturamento e expedição. Chegando ao extremo de produzir uma peça e entregá-la sem ter faturado. “Parecia que cada departamento estava num país! As informações não batiam ou simplesmente não existiam”, contou. Foi então que Fábio iniciou sua busca por um software que atendesse a sua única necessidade até então – Administrar o financeiro, porém, encontrou apenas softwares para manufatura voltados à produção seriada e pouco se encaixavam ao seu negócio. Foi então que um consultor da GRV Software que estava visitando a região deixou um folder em sua empresa. Por ser um software específico para fabricação sob encomenda, todo o fluxo do sistema se encaixava perfeitamente ao seu negócio, então Fábio decidiu contratar o GRV CPS e outros produtos da linha “produção enxuta”, como o GRV Connect, GRV Vision e GRV Alert.


Logo nos primeiros dias de implantação, Fábio percebeu que o software poderia lhe render muito mais que campos a serem preenchidos no sistema. Ele poderia gerar e controlar informações fundamentais para o seu negócio em muitos outros setores. “ Eu estava procurando um software para o financeiro porque eu achava que o orçamento e a produção eu sabia fazer muito bem, para mim o problema era somente o financeiro”. Foi então que veio a calhar o curso de Custos ministrado pela GRV Software, que acontecera na semana seguinte.


Após concluir o curso de custos, Fábio logo começou a aplicar em sua fábrica o que aprendera, como: cálculo de custo hora/máquina, composição do orçamento, cálculo de custo fixo,
variável e etc. “Antes eu baseava o meu preço de venda na minha fôrma mais lucrativa, o que é um erro! Superficialmente eu fazia a seguinte conta: material + tratamento + serviços externos + serviço interno + o que o mercado pratica. A verdade é que todo mundo faz assim… Não tem uma razão, é o valor que a gente acha que é o certo. O curso de custos ensina isso, você pode até estar certo, mas você sabe como calcular?
Em determinados produtos o custo ficou menor do que eu praticava, mas eu dava desconto sem saber se estava saindo do meu custo ou não. Mantive o preço, mas eu sabia onde estava pisando. Ainda estou na fase de reestruturar os orçamentos e analisar a composição de custos. Algumas fôrmas eu não faço mais… O cliente fala:
– Ah, mas você aumentou 20%…
E eu digo:
– Olha, infelizmente eu não posso abaixar o preço, senão eu entro no meu custo.
Entendi os custos, despesas, fixos, variáveis e quais impactos reais eles causam na minha empresa. Sem dúvida alguma, esse curso tinha que ser amarrado à implantação, pois é essencial para que os empresários e usuários entendam quais informações são fundamentais e porque são fundamentais. A minha visão mudou totalmente depois do curso, a lógica do sistema… O software me mostrava ferramentas que antes eu só via botões para preencher. ”


Claramente Fábio possui uma excelente visão de negócio, e sabe que o comprometimento dos funcionários precisa ser trabalhado frequentemente, pois é uma etapa fundamental do processo de reestruturação e pode ser a diferença para uma jornada próspera. “O curso também me ajudou como empresário, pois eu repasso o conhecimento e toda a lógica para os meus funcionários. Não é só apertar o botão, não é só abrir e fechar… São eles que fazem as coisas funcionar na fábrica, eles precisam entender como funciona e toda a importância das informações que eles estão colocando ali. Eu não me importo de perder 30 ou 40 minutos com uma pessoa para explicar tudo… Eles precisam comprar a minha ideia para repassar para os outros e eu acho legal “moldar” um funcionário, depois ele vai formar outros e assim por diante. Por fim, todos abraçam a ideia e vestem a camisa igual. “ Completa Fábio.


Com tantas mudanças acontecendo, Fábio aproveitou para fazer o curso de Lean Manufacturing promovido pela GRV Software em parceria com a 2B Lean. “ O Curso de Lean mudou mais um pouco a minha visão. Achei que estava tudo bem, que finalmente estava tudo alinhado. Daí eu fui e pensei:
– Nossa, vou ter que mudar tudo de novo!
Depois do curso eu mudei o layout da minha fábrica e reformei tudo de acordo com o 5S e ainda fiz uma experiência com os meus funcionários… eu pedi para que eles colocassem a bancada no meio da fábrica, com TUDO que eles usam todos os dias e tudo que é usado com menos frequência na outra bancada. Para minha surpresa eles não sabiam o que eram muitas coisas. A primeira reação foi negativa, todos diziam que não daria certo, que a bancada ali atrapalharia a passagem, o fluxo e etc. O resultado foi bem melhor que o previsto, pois com a bancada no meio eles sabiam que se o que eles precisavam não estava na mesa era porque realmente não tinha. A equipe ganhou muita agilidade e consegui provar que uma mudança simples e mais organização poderiam mudar bastante a qualidade e tempo de trabalho. “


Segundo Fábio, a GRV Software trouxe vários benefícios, mas também um choque de realidade para a Vibramolde. “Através dos cursos e com o software da GRV comprovei que controlando as informações e praticando o que aprendi posso ter o mesmo poder de produção com 40% de funcionários a menos. Hoje eu consigo fazer internamente os serviços terceirizados que antes eu tinha que repassar no meu preço final. ”


Futuro e proposta multinacional…
Uma Multinacional Americana fabrica as vibroprensas mas não consegue vender os moldes no Brasil. Intrigados com o baixo volume de venda de fôrmas, eles investigaram com clientes Brasileiros, pois consideravam muito difícil encontrar moldes tão complexos e no padrão de qualidade Europeu… Foi desta forma que os clientes desta Multinacional falaram sobre a Vibramolde, um fornecedor de moldes com preço mais em conta, durabilidade similar e entrega dentro do prazo.


Em uma visita ao Brasil, um dos executivos questionou a margem lucro de uma das fôrmas, pois a mesma fôrma custava de 4 a 5 vezes mais. Fábio abriu o GRV CPS e mostrou toda a composição do preço de venda, a matéria prima, horas de serviço, lucro e etc. Foi assim que ele provou que além de vender mais barato, ainda tinha lucro, o que aumentou ainda mais o interesse dos executivos.

Após muitas análises mercadológicas e visitas, Fábio está com viagem marcada para os EUA afim de receber um treinamento a respeito dos produtos e da Multinacional.


Após o início da implantação, Fábio notou que muitas mudanças eram necessárias em sua empresa. O que para alguns é motivo de preocupação, para Fábio se tornou muito mais que um desafio… representou uma oportunidade de aperfeiçoar seu negócio, gerar mais lucro e atender a demanda com mais qualidade.


Fábio reforça que ainda estão no início do processo de mudanças e apesar de já terem obtido resultados, ainda há muito o que ser feito. Finalizamos a visita com o convite de Fábio para  uma nova visita da GRV Software daqui 1 ano, afim de observarmos onde a sua nova metodologia de administração, junto com os recursos e ensinamentos da GRV Software levaram a promissora Vibramolde.

Visite o site da Vibramolde: http://www.vibramolde.com.br/site/

Fale conosco