MTConnect – Entenda o que é e o que muda nas máquinas e nas fábricas

O primeiro passo para a consolidação da indústria 4.0 é a coleta e a digitalização das informações do chão de fábrica em tempo real, mas como obter estas informações de máquinas de fabricantes diferentes? O MTConnect foi criado justamente para possibilitar a conectividade com as máquinas de forma padronizada.

O chão de fábrica gera inúmeras informações diariamente, porém, existem dois grandes obstáculos: os dados ainda não são captados ou são obtidos através de hardwares e softwares complexos de forma bastante trabalhosa e na maioria das vezes com alto custo.

Afinal, o que é MTConnect?

MTConnect é um protocolo aberto que viabiliza a comunicação com as máquinas disponibilizando dados no formato XML (o mesmo utilizado em NF-e) em HTTP para compartilhamento dos dados em tempo real. Criado pelo Instituto MTConnect com objetivo de se tornar um padrão único entre fabricantes de máquinas CNC, o protocolo aberto reduz a complexidade de acesso ao dispositivo ou máquina, pois fornece dados estruturados e contextualizados aos dispositivos de captação.

Na prática significa que as máquinas compatíveis com o protocolo MTConnect tem seus dados disponíveis de forma padronizada, independente do fabricante da máquina, permitindo integração dos dados com hardwares e softwares.

Máquinas

As máquinas mais novas já são compatíveis com MTConnect como protocolo padrão, especialmente nos Estados Unidos, onde o MT Connect é mais difundido.

Adapter: Para captar os dados da máquina e transforma-los no padrão MTConnect, é necessária a utilização de um adaptador. O “adapter” pode ser instalado em um computador que se comunique com o CNC ou no próprio CNC (em caso de arquitetura aberta), possibilitando a troca de dados.

Agent: O “agent MTConnect” é um sistema que organiza os dados no padrão XML e se comunica através de HTTP. Sendo o XML um formato bastante utilizado, facilitando a criação de aplicativos para análises específicas e o protocolo HTTP o principal protocolo de comunicação utilizado pela internet.

Aplicação cliente: são softwares conectados ao Agente que captam as informações das máquinas e os transformam em dados gerenciais em um único ambiente.

grv software explica como funciona o protocolo MTConnect.

O que muda nas fábricas?

Com o aumento da competitividade e a chegada da indústria 4.0, é essencial o acesso as informações em meios digitais. O MTConnect disponibiliza esses dados de forma homogênea, facilitando a interpretação para os gestores das fábricas. Com as máquinas conectadas e integradas a um sistema de gestão, surgem inúmeras novas oportunidades, como:

  • Aumento da produtividade: é possível calcular e monitorar a eficiência das máquinas (OEE) e de toda a linha de produção automaticamente, identificando pontos que estão prejudicando o resultado final e repará-los, aumentando assim a produtividade total.
  • Ganho de tempo: Identificando gargalos, falhas e/ou ociosidade, é possível criar planos de melhoria para ganhar tempo e produtividade.
  • Manutenção preventiva: Permite que o gestor e o operador tenham acesso a mesma informação sobre a manutenção preventiva da máquina, programando o momento mais adequado para realizar a manutenção.
  • Manutenção preditiva: Utilizando os dados e estatísticas providas pelo MTConnect, é possível fazer análises para a realização de manutenção preditiva, antecipando quebras antes que elas aconteçam.
  • Dados e gráficos gerenciais: O gestor da fábrica ganha mais autonomia para solucionar problemas com mais rapidez através dos alarmes configurados, pode controlar o status das máquinas e o potenciômetro, além de ter em mãos dados para avaliar pontos fortes e fracos do processo produtivo e estipular metas para a produção.
  • Analise do processo de fabricação: É possível identificar e analisar o tempo de contato de uma ferramenta em uma peça para melhorar o processo e uso daquela ferramenta em específico.
  • Análise de consumo em tempo real das ferramentas: é possível programar a troca de ferramenta pelo tempo de usinagem.
  • Análise de alarmes: analisando a frequência de alarmes, é possível evitar problemas futuros nas máquinas;
  • Histórico do potenciômetro: é possível detectar falta de treinamento dos operadores ou problemas nos processos, como por exemplo: vibração, sistema de fixação, etc.

Com mais de 600 associados, o MTConnect tem ganhado força especialmente por ser aberto e livre de royalties para garantir a sua disseminação, reduzindo a complexidade da conectividade entre as máquinas, equipamentos, dispositivos e aplicativos, facilitando a implementação e expansão da indústria 4.0 no mundo todo.

A GRV Software colabora ativamente no desenvolvimento, pesquisa e expansão do protocolo, em especial com o apoio da AMT Brasil (Associação Americana de Tecnologia para Manufatura), que representa construtores e distribuidores de tecnologia de manufatura, atuando como principal voz do setor para acelerar o ritmo da inovação e aumentar a competitividade global da indústria manufatureira utilizando o MTConnect.

Em parceria com a fabricante de máquinas-ferramenta Mazak, a GRV Software também desenvolveu o GRV MTConnect, que é um aplicativo para celular (disponível para Android e iOS), que acessa e disponibiliza dados das máquinas MAZAK que possuem o módulo MTConnect em tempo real e de qualquer lugar com facilidade.

Fique por dentro das novidades!

Confira aqui a lista completade membros e máquinas.

Fórum MT Connect: http://mtconnectforum.com/Default.aspx

Site MTConnect: https://www.mtconnect.org/

GRV MTConnect: https://grvsoftware.com.br/producao-enxuta/grvmtconnect/

Associações e parceiros