Fiat Powertrain inaugura fábrica no Paraná.

No último dia 30 de junho, a Fiat Powertrain Technologies (FPT) inaugurou oficialmente a fábrica de Campo Largo, no Paraná. A terceira unidade da FPT no Brasil (as outras duas ficam em Betim e Sete Lagoas, em Minas Gerais, além de uma fábrica de transmissões em Córdoba, na Argentina) está funcionando nas antigas instalações da Tritec Motors, adquirida em 2008. Desde então, o Grupo Fiat já investiu R$ 250 milhões na unidade.

 

A fábrica conta com quatro linhas de usinagem, para bloco, virabrequim, biela e cabeçote, com um total de 54 máquinas. Um dos seus principais diferenciais é a automação no abastecimento de usinados à linha de montagem via “gantries” (abastecimento aéreo), eliminando a necessidade de empilhadeiras para abastecimento de materiais no processo produtivo (o sistema fork lift free)

 

Com capacidade instalada para 330 mil motores/ano, a fábrica de Campo Largo aumenta em 20% a capacidade de produção da FPT no Mercosul, saltando para 2,5 milhões de motores/ano. Neste primeiro ano de operação, devem ser produzidas 120 mil peças. Hoje com 300 funcionários, tem capacidade para produzir 350 motores/dia. Até o final de 2010 deve chegar a 800/dia.

 

No Paraná, já estão sendo produzidos motores E.torQ de 1.6 e 1.8 litro que irão equipar o novo Fiat Punto. Um dos objetivos da FPT é o de exportar a maior parte da produção de Campo Largo já a partir de 2011. O principal executivo da FPT mundial, Alfredo Altavilla, presente à inauguração, informou que a linha E.TorQ é competitiva em termos internacionais, com grandes chances de entrar no mercado norte-americano. “Temos a possibilidade de fechar negócio com a Chrysler”, disse.

 

Constituída em março de 2005, a FPT – Powertrain Technologies reuniu todas as atividades de desenvolvimento e produção de sistemas de propulsão do Grupo Fiat: Fiat Group Automobiles (Fiat Powertrain), Iveco (Iveco Motors) e Centro Ricerche Fiat e Elasis. Hoje, está presente em dez países, possui 22 fábricas, 14 centros de pesquisas e conta com cerca de 20 mil funcionários – cerca de 3.500 no Mercosul.

 

 

Fonte: Usinagem Brasil

 

Compartilhe:

Associações e parceiros

GRV Software - ERP industrial
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.