Prefeitura estuda projeto piloto em parceria com a GRV Software para capacitar jovens em TI
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, recebeu no último dia 24, a visita de Valdecir Pereira, CEO da GRV Software e Eugênio Ribas, consultor de vendas, para tratar de uma iniciativa pioneira voltada a capacitação de jovens do município na área de Tecnologia da Informação (TI). A reunião teve a participação também do vereador Tiago de Paula e do secretário de Governo, Jorge Torrezin.
“Vinhedo tem uma das mais altas taxas de empregabilidade da região com carteira assinada, é necessário que nossos jovens se capacitem para que possam ocupar as melhores posições nas empresas de tecnologia sediadas em nosso Distrito. O propósito é que os jovens formados sejam agentes multiplicadores para outros jovens”, destacou Dr. Dario.
A ideia é viabilizar junto com a empresa um programa de cursos profissionalizantes para transformar e capacitar os adolescentes da cidade em profissionais da área de tecnologia considerando a alta e crescente demanda e o fato de Vinhedo ter um grande parque industrial, principalmente no Distrito Industrial, o que possibilita crescimento, desenvolvimento e expansão de tecnologias voltadas à indústria 4.0
Segundo dados de pesquisa realizada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) no final do ano passado, estima-se que o déficit de profissionais de TI, deva chegar a 797 mil até 2025.
Valdecir Pereira, que além de empresário, atua à frente de projetos voltados ao desenvolvimento e implementação de manufatura digital, IIoT (Internet Industrial das Coisas) e protocolos de comunicação, acredita que o programa com viés social tem grande potencial de formar mão de obra qualificada e reter talentos nas empresas potenciais da própria cidade. “A GRV software inclusive emprega cerca de 100 colaboradores da área e abre vagas regularmente”, reforça.
Em mais de 20 anos de existência, o grupo GRV Software desenvolveu diversas soluções para o setor industrial, como o ERP CPS, CNC Monitor, Aponta Hora, Comprar Usinados, Cavaco.Store, entre outros, para pequenas, médias e grandes empresas como Scania, Embraer e Tigre. Além disso, possui sólidas parcerias e desenvolve projetos de tecnologia com instituições de ensino com o Instituto Mauá de Tecnologia, FEI, SENAI, entre outras.
Em 2020 a GRV forneceu tecnologia ao desfile “tempos modernos” da escola de samba Rosas de Ouro, onde foi possível monitorar dados oriundos de pulseiras inteligentes para que o batimento cardíaco, passos, distância, calorias, etc., fossem facilmente visualizados através de um aplicativo de celular.
cursos profissionalizantes, Dario Pacheco, GRV software, Jorge Torrezin, prefeitura de Vinhedo, tecnologia, Tiago de Paula, Valdecir Pereira, Vinhedo