4 vantagens de um software de gestão para ferramentaria!
Os softwares de gestão desempenham um papel fundamental em qualquer empresa que busca ter um bom rendimento. No entanto, setores como a ferramentaria operam de maneira tão complexa que um sistema genérico não atende às suas necessidades com eficiência. Assim, o software de gestão para ferramentaria tornou-se um aliado cada vez mais importante.
Mais do que digitalizar os processos de gestão, seu objetivo é promover a otimização do chão de fábrica, adaptando-se às suas demandas. Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas sobre como exatamente ele funciona. Afinal, você sabe quais são as vantagens de um software desse tipo?
Neste post, responderemos a essa pergunta, mostrando cada um de seus benefícios e os impactos que sua implantação causa na empresa! Confira!
1. Proporciona uma gestão mais eficiente
Muitas empresas mantêm o uso de softwares de gestão tradicionais na indústria. O que nem todo mundo percebe de imediato é que eles são projetados para servir de alicerce a uma produção seriada — o que não é o caso da ferramentaria.
Seja uma empresa que fabrica sob demanda, seja um único setor dentro dela, a produção de ferramental traz consigo uma série de particularidades. Cada pedido do cliente pode exigir um novo projeto e, em geral, isso significa dezenas, centenas ou mesmo milhares de peças com características totalmente diferentes das anteriores.
A primeira grande vantagem de um software de gestão para ferramentaria é que ele já considera essa flexibilidade da empresa.
Os softwares tradicionais não estão prontos para lidar com isso. Se um novo projeto chega, eles calculam automaticamente os requisitos necessários (matéria-prima, insumos etc.) e encaminham os pedidos. Entretanto, se esse projeto é original — o que é comum no caso da ferramentaria —, essas informações podem ser outras.
O software de gestão para ferramentaria oferece funcionalidades auxiliam na construção e no controle dos processos, respeitando as características técnicas que o produto demanda. Para agilizar esse processo, ele importa o projeto diretamente do software CAD. Além disso, permite a inserção da nova lista de materiais e gerencia a sequência da produção.
2. Exibe custos detalhados
Um dos grandes desafios da ferramentaria que o software ajuda a superar é justamente sua necessidade de lidar com projetos que relacionam informações de diferentes aspectos — fabricação, custo, horas gastas, materiais etc. São fatores que influenciam diretamente nos orçamentos e precisam ser controlados de perto.
Para tanto, o software não só auxilia no roteiro da produção, mas exibe um comparativo entre custo planejado e custo realizado de cada projeto. O impacto dessas medidas costuma ser grande, já que muitas vezes a empresa lida com produtos de valores muito altos. Assim, a eficiência de cada projeto tem grande influência no retorno sobre o investimento (ROI).
Além disso, um produto de alto valor muitas vezes faz com que as empresas precisem adotar margens de lucro mais baixas ao elaborar o preço de venda. Consequentemente, falhas na produção podem acabar saindo do próprio bolso da organização.
A gestão de custos se torna um dos pilares centrais de um software voltado à ferramentaria. Com dados precisos e atualizados em cada projeto — além de funcionalidades que permitem a comparação do custo planejado com o real —, as etapas são monitoradas com mais controle.
O resultado é um ciclo produtivo mais próximo daquilo que foi planejado. Mesmo em situações de retrabalho ou adaptações do projeto durante a produção, que geram mais custo, são valores que podem ser rastreados ao final do processo.
Em suma, a empresa conta com informações que não só auxiliam na gestão, como permitem um trabalho de melhoria contínua.
3. Dá mais agilidade para as tomadas de decisão
Em tempos de um mercado tão concorrido, é preciso agilizar os processos de tomada de decisão. Porém, isso não pode ser feito simplesmente baseado no feeling do gestor. Cada vez mais, a informação deve ser utilizada como base para que as ações tragam resultados positivos de forma controlada.
Uma das vantagens do software de gestão para ferramentaria é centralizar os dados relacionados a cada projeto. Com dashboards, relatórios e gráficos, ele permite que os gestores tenham acesso rápido às informações do cronograma — o que está sendo produzido, os custos envolvidos, o prazo previsto etc. — e atuem com base nelas.
Além da questão operacional, há ainda a gestão do desempenho fiscal. A partir de 2019, a fiscalização do governo passa a ser feita no ambiente eletrônico. Sem um software eficiente para gerenciar projetos, custos e fatores contábeis, o risco de multas se torna muito grande!
4. Aumenta o controle sobre a produção
Uma gestão detalhada de projetos sob demanda exige um software que considera as particularidades de cada um deles. Nesse caso, a principal vantagem é a capacidade do software de se adequar a essas demandas sem que o gestor abra mão de ter acesso às informações ao longo da produção.
O que o software de gestão para ferramentaria oferece é rastreabilidade de processos e itens. É possível saber, por exemplo, em que fase está um pedido de um cliente, como estão os níveis de materiais, se o prazo de entrega será alcançado etc.
Imagine uma empresa que tenha 50 ferramentas sendo fabricadas, cada uma com 500 componentes. Isso significa 25.000 itens diferentes, muitos deles sendo produzidos simultaneamente.
Controlar esses processos é uma tarefa desafiadora, mas é algo que pode ser sistematizado e otimizado com o software certo. Suas funcionalidades se adaptam ao cotidiano da empresa, permitindo que as informações sejam registradas e mostradas de forma detalhada.
Como você pôde ver, o software de gestão para ferramentaria representa uma importante evolução para quem busca gerir projetos sob demanda com mais eficiência. O resultado é uma produção mais enxuta, com redução de custos, mais controle sobre as atividades e decisões com embasamento em dados confiáveis.
Se quer saber como o software se encaixa no perfil da sua empresa, entre em contato com a GRV Software e fale com quem mais entende do assunto!
ERP, fábrica, Ferramentaria, gestão industrial, manufatura, otimização do chão de fábrica, produção, roteiro de produção, sob demanda, software