A importância da gestão de riscos e seus mecanismos na empresa
Imprevistos são comuns dentro de qualquer empresa. Então, o melhor a fazer é estar preparado para sua chegada.
A gestão de riscos é uma forma muito prática de lidar com essas ameaças. Estar previamente ciente desses possíveis erros ou oportunidades, de fato, é algo extremamente importante para a otimização dos seus negócios.
Continue acompanhando para saber mais sobre a área de gestão de riscos e como ela influencia nos seus negócios! Boa leitura!
O que é gestão de riscos
A gestão de riscos busca identificar, analisar e preparar a empresa para quaisquer imprevistos a que ela esteja submetida.
Essa área de gerenciamento identifica a probabilidade e os impactos causados por possíveis imprevistos que venham a acontecer, sejam eles negativos ou positivos, de qualquer escala ou natureza. O objetivo dessa técnica é alcançar melhores resultados ao fim de todos projetos.
Importância da gestão de riscos na sua empresa
Todos estamos sujeitos a imprevistos, e nas empresas não é diferente. Nesse ambiente, os riscos podem ser bem mais comprometedores a ponto de determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio. A forma como lidamos com essas eventualidades é que vai diferenciar o resultado dos projetos.
Quando você implanta o sistema de gestão de riscos dentro do seu negócio, está garantindo uma maior chance de resultados positivos, que, podem surgir, inclusive, a partir da previsão de riscos negativos. Essa área de gerenciamento é uma forma que evita gerar gastos desnecessários, aumentar a produtividade, proporcionar uma infraestrutura mais confiável e otimizar a tomada de decisões.
Tipos de risco
Os riscos podem ser de diferentes origens e saber identificá-los é um fator importante para o gerenciamento. A seguir, conheça os principais tipos de riscos.
Riscos internos
Os riscos internos estão ligados a tudo dentro do ambiente interno da empresa, ou seja, organização, manutenção de máquinas e demais equipamentos, atividades de líderes e funcionários. Tudo aquilo que está ao alcance dos dirigentes e pode ser mudado a partir de projetos, como fluxo de caixa, custos e gerência.
Riscos externos
Os riscos externos estão associados às situações que não são de total controle da liderança da empresa, como inflação e impactos sociais. Esse tipo de risco engloba, também, os consumidores e a concorrência. Esses fatores externos devem ser observados para que a popularização da empresa seja mantida.
Benefícios da gestão de riscos
A implementação da gestão de riscos tem finalidades que proporcionam benefícios à empresa. Confira!
Redução de prejuízos
Estar preparado para os riscos garante um resultado melhor na produção, com menos perdas e produtos danificados ou desfalque no orçamento. Consequentemente, há redução de prejuízos financeiros e menos perda na produção.
Controle financeiro
A gestão de riscos é um investimento para a empresa que garantirá um maior controle do capital, que passa a ser mais previsível, mais alto e mais fácil de ser controlado.
Aproveitar as oportunidades
Alguns riscos são positivos e devem ser tratados como uma oportunidade. E quando você a vê previamente, junto com a análise de riscos, consegue usufruir e até criar metas em cima dela.
Controle dos negócios
A gestão de riscos gera segurança nos negócios. Estar preparado para imprevistos te dá maior controle do resultado final dos seus projetos, o que permite analisar novos objetivos, estratégias e oportunidades.
Passos para a execução da gestão
O gerenciamento dos riscos deve ser feito com base em um planejamento que indicará: os documentos que poderão ser necessários, ferramentas e técnicas que deverão ser desenvolvidas e as pessoas que serão responsáveis pelas atividades dentro do plano.
Com essa estrutura elaborada, podemos dar início aos passos que devem ser executados para iniciar o gerenciamento de riscos, acompanhe!
Identificação
Nessa fase, é preciso identificar os riscos, positivos ou negativos, que venham a interferir no projeto. Essa etapa deve ocorrer de maneira periódica, por ser possível a presença de novos imprevistos.
Para a fase de identificação, podem ser usadas algumas técnicas, como coleta de informação e revisão de documentação. Mas a principal exigência é que todos os envolvidos com o projeto devem trabalhar juntos para que possam ser identificadas possíveis eventualidades em qualquer setor.
Para que seja possível passar para a próxima fase, a análise, os riscos identificados devem ser listados.
Análise
A análise tem o objetivo de descobrir a gravidade do risco e o prazo em que ele tende acontecer. Nessa fase, algumas avaliações são essenciais, como:
– Probabilidade
– Impacto
– Confiabilidade
E, em seguida, a avaliação da urgência dos riscos, ou seja, aqueles que precisão de uma resolução mais rápida. Essa etapa é para reorganizar sua lista de riscos.
Respostas
Esse estágio consiste na elaboração de respostas para os riscos que foram identificados e analisados. Em outras palavras, essa é a parte que busca ações para combater os riscos negativos. As atitudes tomadas com os ricos podem variar entre: a eliminação total do problema, a transferência do risco para terceiros, a redução da probabilidade e impacto da ameaça ou, ainda, a aceitação do risco.
Durante todo esse processo, imprevistos podem ocorrer e mudanças podem ser necessárias nas estratégias. Então, é importante manter o monitoramento e controle de todas as ações para que toda a gestão dos riscos tenha um resultado eficaz.
Todas as empresas que buscam ser reconhecidas têm certo controle dos riscos que podem surgir ao decorrer do andamento dos projetos. Porém, ter uma gestão de riscos é algo bem mais trabalhosoo e que, com certeza, trará resultados muito nítidos. Então, implementar esse serviço de maneira séria, definitiva e com dedicação é importante para qualquer negócio de sucesso.
A gestão de riscos é importante para sua carreira profissional, então, estar ciente dessa estratégia e colocá-la em prática é excepcional para seus negócios.
Ficou interessado no assunto e quer conhecer mais ferramentas que podem otimizar sua empresa? Então, nos acompanhe no Facebook e Twitter e visite-nos no LinkedIn e no Youtube para saber mais sobre oportunidades na área de gestão e administração.