Centro Tecnológico Mazak Sulamericana em Vinhedo (SP) contribui para competitividade da indústria nacional
(27.06.2013) A inauguração do novo CT, ontem (25), contou com a presença do Cônsul Geral do Japão, Noriteru Fukushima; do Cônsul do Departamento de Economia do Japão, Toshinobu Tsuboi; do presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, Rubens Nunes; e do prefeito do município, Milton Serafim.
Ontem, 25/06, foi inaugurado o novo Centro Tecnológico no Brasil da Mazak Sulamericana, subsidiária brasileira da japonesa Yamazaki Mazak, especializada na produção de máquinas-ferramenta e máquinas de corte a laser. Localizado em Vinhedo, região metropolitana de Campinas, em São Paulo, o CT será um grande centro gerador de informação e treinamento para a utilização das máquinas de alta tecnologia agregada fabricadas pela empresa. O evento contou com a presença do Cônsul Geral do Japão, Noriteru Fukushima; do Cônsul do Departamento de Economia do Japão, Toshinobu Tsuboi; do diretor da Mazak Sulamericana, Motoyasu Kakutani; do General Manager da Mazak Sulamericana, Martin Vay; vereador e presidente da Câmara Municipal, Rubens Nunes; e do prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
“Ficamos orgulhosos em afirmar que o país cresce e a Mazak contribui para este crescimento. Para que possam cada vez mais competir no mercado internacional e se internacionalizar, as empresas brasileiras precisam utilizar tecnologia de ponta, que garanta mais produtividade e consequentemente, competitividade. E é exatamente isso que a nossas máquinas garantem: mais produtividade e mais competitividade”, afirma o general manager da Mazak Sulamericana, Martin Vay.
Para o presidente da Mazak Yamazak, Tomohisa Yamazaki, o Brasil é um país grande, abençoado por seus muitos recursos naturais e seu povo cortês e se esforçando, desde sua fundação até agora, que se tornou a sexta maior economia do mundo. Por esta razão, o País tem recebido investimentos maciços em setores da indústria em crescimento como o automotivo, energia, mineração, construção e aeroespacial. “Estabelecemos nossa subsidiária brasileira há 22 anos e nos esforçamos para oferecer parceria ao cliente local, antes e após o serviço de vendas e suporte. Estamos muito contentes por termos criado um relacionamento tão longo e profundo com os nossos clientes brasileiros e sul-americanos”, afirmou.
O novo centro tecnológico faz parte do processo de expansão da Mazak, a empresa mais globalizada do segmento, que tem construído Centros Tecnológicos em todo o mundo – hoje são 88 espalhados em 22 países em todo o mundo. Segundo o presidente mundial da empresa, Tomohisa Yamazaki, “as soluções em produção e conhecimentos de engenharia mais avançadas devem ser oferecidos aos nossos clientes. Isso deve incluir consultoria capacidades para preparar programas adequados de usinagem, ferramentaria, equipamentos e automação”.
As máquinas da Mazak incorporam os mais modernos conceitos de fabricação e usinagem. “Nossa tecnologia pode ser aplicada nos mais diversos segmentos, como médico, automotivo, construção civil, agrícola, energia, entre outros. Ou seja, somo hoje uma companhia que está presente no dia a dia de quase toda a cadeia produtiva do país. Acreditamos neste país e acreditamos que ajudamos a fazer a diferença”, conclui Vay.
Para Cônsul Geral do Japão, Noriteru Fukushima, os laços entre o Japão e o Brasil são fruto do relacionamento de uma sólida confiança mútua construído pelos primeiros imigrantes japoneses e fortalecido pelas várias empresas japonesas que vem se instalando no Brasil. “E não podia ser diferente com a Yamazaki Mazak. Com base neste forte laço de confiança, desejo o fortalecimento ainda maior na cooperação econômica entre o Japão e o Brasil”, explica.
Instalado em área de mais de 29 mil m2 e com 5 mil m2 de área construída, o CT conta com showroom, área de try out, auditório, salas de reunião, treinamento, call center, assistência técnica e suporte de peças, restaurante, lounge e todas as áreas de suporte à operação, como os setores administrativo, vendas e engenharia de aplicações e deve gerar cerca de 100 novos empregos. “Vinhedo sente-se muito feliz em receber este Centro Tecnológico da Mazak, uma empresa séria e consolidada mundialmente. A instalação da empresa em nosso município engrandece nosso parque industrial e vai gerar divisas e novos empregos”, completou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Hoje e amanhã, 26 e 27/06, haverá o Open House de inauguração para clientes, fornecedores e parceiros, que poderão conhecer as inovações oferecidas pela Mazak em máquinas-ferramenta e de corte a laser, com processos e técnicas de produção inovadoras. Nestes dois dias, além de mostrar aos visitantes as novas instalações, a empresa oferecerá algumas palestras, como “Automação para otimização dos processos de corte a laser”; “Comando CNC adequado a sua máquina”; “Vários níveis de automação aplicados à máquina CNC” e “A evolução da usinagem multitarefa”.
Grupo Yamazaki Mazak
A Yamazaki Mazak foi fundada em 1919 e hoje possui 10 unidades fabris no Japão, China, Cingapura, Reino Unido e nos Estados Unidos. Com atuação global, conta com 80 centros de tecnologia, espalhados em 22 países em todo o mundo e 7.300 funcionários.
A Mazak Sulamericana iniciou suas atividades no Brasil em 1991, oferecendo a melhor solução em máquina-ferramenta e de corte a laser aos clientes da empresa na América do Sul. Além da nova sede no município de Vinhedo, interior de São Paulo, a empresa possui filial em Caxias do Sul (RS), e representantes atuando em todos os Estados do país, e também na Argentina, Chile e Peru.
A empresa caracteriza-se por uma cultura fortemente comprometida em fornecer soluções totais a clientes, em desenvolver produtos inéditos e em prover suporte global e local.
Fonte: COMMUNICA BRASIL
automação, Centro Tecnológico, corte a laser, equipamentos, Ferramentaria, máquina, máquina-ferramenta, máquinas, Mazak, produtividade, usinagem, Vinhedo, Yamazaki Mazak