Como calcular o OEE (Overall Equipment Effectiveness)?
OEE (Overall Equipment Effectiveness) ou Eficiência global de equipamentos é um dos mais importantes índices utilizados para medir a produtividade industrial. O OEE foi desenvolvido pela Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), que buscava um índice capaz de mensurar a
eficiência das máquinas e que servisse de referência para avaliar se uma máquina está funcionando perfeitamente (manutenção, quebra ou parada). O OEE pode medir a eficiência de uma máquina, um conjunto de máquinas, uma linha de produção e também de uma planta de produção inteira.
O OEE analisa 3 características: DISPONIBILIDADE, PERFORMANCE E QUALIDADE e para medir a produtividade é preciso fazer o cálculo:
DISPONIBILIDADE X PERFORMANCE X QUALIDADE= ÍNDICE OEE
Vamos analisar cada item individualmente:
- Disponibilidade – Qual é a taxa de uso do equipamento?
Exemplo.: Uma máquina tem disponível 10 horas de trabalho por dia. Porém, alguns fatores interferem e fazem com que ela trabalhe efetivamente apenas 8 horas por dia. Logo, a taxa de uso desta máquina é de 80%.
As principais paradas que diminuem a taxa de uso da máquina são:
- Setup;
- Quebra;
- Ociosidade;
- Falta de matéria prima;
- Falta do programa CNC;
- Falta de dispositivo;
- Falta de ferramenta;
- Falta de operador;
- Manutenção corretiva;
- Manutenção preventiva.
- Performance – Capacidade de produzir dentro do tempo previsto.
Ex.: A expectativa é de produzir 1 peça em uma hora (performance 100%). Se a máquina demorou 2 horas para produzir esta peça, a performance será de 50%.
Os principais motivos de redução de performance são:
- Pequenas/micro paradas;
- Queda de velocidade;
- Potenciômetro da máquina;
- Vibração;
- Operador;
- Ferramentas não adequadas/ desgastadas;
- Dispositivo inadequado.
Muitas vezes as perdas de performance não são perceptíveis visualmente, pois podem haver pequenas variações de ritmo durante o processo.
- Qualidade – Quantos produtos foram produzidos em conformidade?
Ex.: Se a máquina produziu 100 peças, mas 2 peças saíram defeituosas, o índice de qualidade é de 98%.
As principais perdas de qualidade são:
– Refugo;
– Retrabalho.
Como calcular o OEE?
Para chegar no índice OEE é preciso fazer o seguinte cálculo:
O produto destes três indicadores é o OEE da máquina.
Referência: Quanto mais próximo de 100%, significa que mais eficiente a máquina é.
Note que entre o tempo disponível para a produção e os produtos bons há uma grande diferença que corresponde a todas as perdas durante o processo. Com este gráfico fica nítido o quanto é perdido e a diferença entre o real e o ideal. Todos estes fatores que influenciam a disponibilidade, performance e qualidade interferem diretamente na capacidade produtiva e no faturamento da empresa.
Analisando os índices separadamente eles parecem razoavelmente positivos, porém, o resultado final não é satisfatório. O cenário pode ser avaliado de uma perspectiva melhor se pensarmos que há muito o que melhorar, ou seja, ainda há muito a ser feito e que influenciará diretamente na produtividade da sua empresa.
VOCÊ SABIA QUE 1% DE OEE CORRESPONDE DE 3 a 7% DO LUCRO LÍQUIDO?
O JIPM criou o conceito “World Class OEE” para classificar as plantas mais produtivas, com índice OEE igual ou acima de 85%, resultado de muito trabalho e melhoria contínua.
A referência “World Class OEE” deve ser a sua meta, pois quanto mais próximo destes índices, melhor será o resultado da sua empresa.
Abaixo segue a comparação do índice OEE das industrias Brasileiras, do mundo e as plantas World Class.
Quer melhorar o OEE da sua empresa? Em breve um novo artigo!
DISPONIBILIDADE, eficiência, fábrica, Ferramentas, GRV software, indústria, Industria 4.0, Lean Manufacturing, máquina, máquinas, metalmecânica, micro paradas, OEE (Overall Equipment Effectiveness), Operador, PERFORMANCE, planejamento, produção, produtividade, qualidade, velocidade, World Class OEE