Conheça a CAS, tecnologia inteligente para preparar café customizado aos visitantes da Feimec 2022
Ação é feita em parceria com a ABIMAQ, GRV Software e Mitsubishi Electric
A próxima edição da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec), de 3 a 7 de maio, no Centro de Exposições São Paulo Expo, vai contar com as mais modernas tecnologias, para que os visitantes possam usufruir de um ambiente seguro e controlado. Entre as ações, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por meio do Centro de Pesquisas (CP), em parceria com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), GRV Software e Mitsubishi Electric, vai levar ao evento um robô de serviço interativo e colaborativo para realizar uma apresentação lúdica de um processo de pedido de café de forma remota, personalizada e inteligente, até com foto do visitante na espuma da bebida.
A ação foi inspirada no consagrado cluster de uma célula de serviço existente no campus do IMT. O serviço de personalização de café conta com métodos que compreendem o uso de CPS (Sistemas Ciber Físicos), internet das coisas (IoT), customização em massa, modularidade e gerenciamento inteligente de produção, além de preceitos de indústria 4.0, como manutenção inteligente, modernização de processos e digitalização da manufatura.
“O robô colaborativo Assista é um lançamento da Mitsubishi Electric, e será apresentado ao público pela primeira vez durante o evento. Ele realiza o transporte do produto e contém um dispenser de copos de papel, de cápsulas de café e uma máquina de extração de café em cápsulas, além de também ser responsável por transportar os insumos entre os compartimentos que preparam a bebida, sem a necessidade de manipulação humana”, explica o engenheiro José Roberto Augusto de Campos, diretor do Centro de Pesquisas.
Tudo pelo celular
O visitante da feira que desejar tomar o café customizado poderá utilizar seu próprio aparelho celular para realizar todo o processo. Além de escolher o sabor, o cliente poderá enviar uma selfie ou foto para ser impressa na superfície do café, por uma impressora alimentícia especializada.
Após o pedido, o robô movimenta o copo para a máquina, coleta uma cápsula e ativa a cafeteira mecanicamente. Após o término do preparo, o robô inicia a impressora para a marcação do líquido. Por fim, o braço robótico entrega, de forma interativa e colaborativa, o copo ao cliente.
“Como o sistema de pedidos é realizado por meio de um chatbot via WhatsApp, desenvolvido pela GRV Software, não é necessário instalar ou usar nenhum sistema novo, o que permite a interação de forma remota e intuitiva. O sistema é capaz de receber mensagens de encomendas, calcular o tempo de espera para preparar o produto e até mesmo pedir um feedback ao cliente, para saber se gostou do café, e convidá-lo para retornar”, finaliza o engenheiro.
Segundo Valdecir Pereira – diretor de P&D da GRV Software – a ideia é de uma fábrica produtora de café 100% customizada (desde o sabor a aparência) e integrada a uma rede social com inteligência artificial e sem nenhuma inteiração humana. Nesse projeto temos a inteiração de dispositivos novos, como o robô colaborativo da Mitsubishi conectado a uma máquina convencional de café, como a Dolce Gusto. O objetivo é mostrar que mesmo equipamentos antigos ou não preparados para a automação podem ser integrados a uma fábrica totalmente digital.
Fica a pergunta: Em um futuro próximo, quais produtos você gostaria de ter acesso de forma totalmente personalizada?
A Cas estará no estande C140 na FEIMEC 2022. Convidamos você a conhecê-la!
Referência: Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia