Grainger compra a AnFreixo, do Grupo Votorantim
A W.W. Grainger, empresa de produtos de MRO (manutenção, reparo e operação) da América do Norte e que atua em 157 países, anunciou a aquisição de 100% das ações da AnFreixo S.A.
Empresa brasileira no segmento de distribuição de produtos de MRO, com vendas de cerca de US$ 37 milhões em 2011, a AnFreixo era uma subsidiária do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados industriais da América Latina. Os termos da negociação não foram divulgados. A companhia agora passa a operar sob o nome Grainger.
A aquisição da AnFreixo propiciará à Grainger uma base importante para iniciar suas operações no Brasil, o maior mercado de MRO da América Latina.
Com seu centro de distribuição e equipe de vendas em São Paulo, a AnFreixo atende hoje mais de 2.000 clientes. Atualmente, parcela significativa das suas vendas destina-se às empresas que integram a Votorantim Industrial – controladora até agora da AnFreixo. Como parte da transação, a Grainger anunciou que firmou um acordo de fornecimento de longo prazo em que o Grupo Votorantim continuará a comprar produtos de MRO da AnFreixo.
A aquisição da AnFreixo é uma boa alternativa para a Grainger, inclusive em função da semelhança de suas culturas empresariais. A companhia vai aproveitar os sistemas de qualidade, processos e equipe da Anfreixo e adicionar a experiência em cadeia de suprimentos, oferta de produtos e compromisso com o serviço ao cliente característicos da Grainger.
Esta aquisição se insere no movimento de expansão internacional da Grainger, o qual incluiu recentes investimentos na América Latina. A empresa já tem operações na Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, e Trinidad e Tobago, além de ter servido empresas em toda a região por mais de 20 anos através de seus negócios de exportação, que incluem representantes no Brasil, Chile, El Salvador, Peru e Venezuela.