GRV Software firma parceria com a FACENS em prol do desenvolvimento de soluções para indústria 4.0
Com a indústria 4.0 ganhando forma, muito se fala sobre robôs, inteligência artificial, sistemas autônomos entre outros, porém, esta é uma realidade que parece bastante distante das pequenas e médias indústrias.
Já está claro que a tecnologia é peça fundamental para o ganho de produtividade e competitividade, mas pouco se fala em “como começar”, não é mesmo?
Visando ajudar no desenvolvimento e implementação da Indústria 4.0 no Brasil, a GRV Software firmou parceria com a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), que atualmente oferece onze cursos de graduação, entre eles: engenharia Elétrica, Mecânica, de Computação, de Produção e Tecnologia. Além de corpo docente extremamente capaz, laboratórios bem equipados e tecnologicamente atualizados, a FACENS ainda possui dentro de sua estrutura o escritório da também parceira da GRV Software, AMT Brasil (Associação Americana de Tecnologia para Manufatura), que representa construtores e distribuidores de tecnologia de manufatura – máquinas avançadas, dispositivos e equipamentos digitais e atua como principal voz do setor para acelerar o ritmo da inovação e aumentar a competitividade global da indústria manufatureira.
A atuação da GRV Software vai desde projetos para coleta de informações de máquinas de fabricantes diferentes e transformação em dados gerenciais à workshops programados para 2019. Em projeto piloto, o diretor de P&D da GRV Software Valdecir Pereira, o coordenador de TI Guilherme Andrade (GRV) e o Professor Ednei da FACENS, conseguiram realizar a conexão com um Torno Concept Turn 60 via OPCUA, as informações coletadas foram transmitidas para o celular/tablet através de um aplicativo. “Nesse primeiro teste, capturamos apenas algumas informações, como o modo de operação, programa atual e status da porta (aberto ou fechado), mas estamos muito otimistas com os próximos testes pois sabemos que este foi somente o primeiro passo!” Comemora Guilherme Andrade.
“A nossa parceria com a Facens e com a AMT é muito importante! Além de um ótimo ambiente para testes e pesquisas, encontramos aqui profissionais realmente empenhados em transformar a tecnologia em algo fácil e acessível para todos! O primeiro passo é coletar as informações da fábrica para depois digitaliza-las para que se tornem dados gerenciais! Com a adoção desta pequena mudança, o cotidiano da fábrica é capaz de dar um enorme salto positivo em relação a produtividade, pois ganha-se tempo e diminui as chances de erros.” Completa Valdecir Pereira.