Kaizen: saiba o que é e quais as suas aplicações na indústria
Kaizen é uma palavra que vem do japonês e dá a ideia de um processo de melhoria contínua. O professor Masaaki Imai é considerado o pai do Kaizen. Na década de 1980, ele lançou um livro fundamental sobre o tema (Kaizen — The secret to Japan’s competitive success) e fundou o Kaizen Institute, com o objetivo de ajudar as pessoas a compreender os seus ensinamentos e as práticas envolvidas.
No entanto, esse conceito se originou após a Segunda Guerra Mundial, no meio industrial, quando muitas empresas japonesas começaram a aderir a algumas práticas que, com o passar do tempo, passaram a ser englobadas no conceito de Kaizen.
Os princípios desse termo se tornaram mundialmente conhecidos com o tempo e passaram a ser usados em diversas áreas corporativas além da produtividade.
Quer ter acesso a mais informações sobre esse conceito e como ele pode auxiliá-lo na indústria? Continue lendo nosso texto!
Conheça os principais mandamentos da filosofia Kaizen
A filosofia Kaizen, nos processos industriais, traz como preceitos a redução de custos e o aumento da produtividade. Isso acontece por que, segundo os ensinamentos do professor Masaaki Imai, as pessoas podem passar por um processo de melhoria contínua, desenvolvendo as suas atividades.
É dado um foco maior no trabalho coletivo, que sempre deve prevalecer. O ser humano que executa as atividades deve ser visto como um bem muito valioso dentro da indústria. Por isso, ele precisa de incentivo para conseguir direcionar o seu trabalho para atingir as metas estabelecidas.
Tudo isso deve acontecer atendendo às necessidades pessoais de cada indivíduo. Para alcançar resultados significativos no Kaizen, é preciso entender que a satisfação e a responsabilidade não são valores individuais e, sim, coletivos.
O Kaizen na indústria consegue levar à implementação de alguns mandamentos que promovem o aumento da produtividade e a redução de custos. Eles são:
- eliminação do desperdício: as melhorias vão acontecer de forma gradativa em todo o processo produtivo;
- envolvimento dos colaboradores: não importa o cargo, gestores (do topo ou intermediários) e pessoal de base precisam conhecer os processos que serão adotados;
- estratégia barata: na filosofia Kaizen, há a crença de que aumentar a produtividade pode ser feito sem altos investimentos, não sendo necessário aplicar grandes valores em tecnologias e consultorias;
- a aplicação do Kaizen pode ser feita em qualquer lugar, ou seja, não é preciso estar dentro da cultura japonesa para conseguir bons resultados;
- é preciso fazer uma gestão visual: os seus procedimentos, processos, valores e problemas precisam ser visíveis a todos. É preciso implementar uma política de total transparência corporativa;
- no caso da indústria, a atenção deve ser dirigida ao chão de fábrica. Isso por que a atenção deve estar voltada ao local onde realmente é gerado valor para a empresa, ou seja, onde acontece a produção;
- o Kaizen pode ser usado em diferentes setores de uma corporação, no entanto, ele visa a melhoria dos processos;
- o processo de melhoria contínua empregado no Kaizen deve vir a partir do desenvolvimento de uma nova mentalidade, de uma mudança no estilo de trabalho dos colaboradores da empresa.;
- é necessário dar orientação pessoal, de forma que sejam desenvolvidos valores importante para a corporação (alguns deles são: sabedoria, autodisciplina, moral e espírito de equipe);
- o foco do Kaizen é: aprender fazendo.
Veja como aplicar esse método na indústria
Apenas entender o que é o Kaizen não garante que ele será implementado dentro da corporação. Por isso, é preciso conhecer algumas formas práticas de aplicá-lo. Para ajudar você, separamos três delas.
Administração
O professor Masaaki Imai prega que o gestor deve estar dedicado (fazer uso de pelo menos 50% do tempo) ao aprimoramento que vai envolver as questões mais importantes e vai garantir o processo de melhoria contínua no grupo.
Essa fase está relacionada a diferentes práticas que vão desde o uso de rascunho até a parte em que as informações importantes são compartilhadas.
Lembre-se que nessa etapa o objetivo é transformar as suas práticas em um padrão que possa ser seguido por todos na empresa. Então é preciso analisar a capacidade das pessoas de acompanhar as novas práticas. A partir disso, podem surgir três caminhos. Eles são:
- implementação da disciplina: no caso de as pessoas conseguirem acompanhar, mas não praticarem;
- oferecer treinamentos: assim, as pessoas serão capacitadas a seguir o novo padrão;
- revisão dos procedimentos: de modo a torná-los mais assimiláveis, facilitando que sejam seguidos.
Grupo
O espírito de equipe é o que vai guiar o processo de melhoria contínua. Por isso, é necessário que se tenha o envolvimento de todos os seus colaboradores na hora de aperfeiçoar os processos.
Os grupos que serão formados para o processo contínuo de melhoria precisa contar com pessoas de todos os setores da indústria. Nesse caso, todos terão um objetivo em comum: aprender como usar as técnicas para resolver os problemas.
Para isso, cada grupo Kaizen precisa ter um líder, responsável por mostrar o andamento dos processos e usar as informações para agir. A atuação do grupo se dará por meio de estudos feitos sobre todos os problemas que precisam de uma solução e a definição de ações para resolvê-lo.
Pessoas
A participação das pessoas deve ser ativa para o funcionamento do Kaizen. Elas precisam ser estimuladas a se empenhar mais ao realizar as suas tarefas. Por isso, podem ser feitas sugestões a cada colaborador.
O objetivo da implementação dessa metodologia é ter um sistema dinâmico, funcional e um suporte para a avaliação de desempenho de cada membro da sua corporação.
Conheça os benefícios que o Kaizen traz para a empresa
Como já vimos, o Kaizen foca na melhoria contínua dos processos produtivos. Usar essa filosofia dentro da indústria traz uma série de benefícios. Alguns deles são:
- trabalho padronizado;
- diminuição de desperdícios;
- valorização da sua equipe;
- engajamento dos colaboradores;
- aperfeiçoamento dos produtos e dos processos;
- maior qualidade no trabalho desenvolvido;
- aumento da satisfação do cliente.
Fica claro que adotar o Kaizen na indústria é benéfico. É uma forma de promover a melhoria contínua e cada vez mais ganhar espaço no seu ramo de atuação. Tomar essa medida vai ajudá-lo a alcançar o sucesso para o qual você se empenha no mercado.
Gostou de saber o que é Kaizen e quais as suas aplicações na indústria? Quer ter acesso a mais conteúdos de qualidade como este? Siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter!