Veja aqui como gerenciar de forma eficiente o serviço de terceiros
Você sabia que cerca de 18,9% das contratações no Brasil são realizadas por intermédio de terceirizadoras de serviços, sendo a redução de custos como um dos principais motivos? Na indústria, a terceirização é uma realidade presente e um dos motivos pelos quais esse é um dos setores que mais cresce no país.
Porém, para que os resultados sejam positivos, dentro do nível de qualidade que seus clientes esperam e, é claro, de acordo com o prazo combinado, é muito importante saber como gerenciar serviço de terceiros com segurança, eficiência e muita organização.
A finalidade é neutralizar os fatores causadores de conflitos entre as partes, como a cobrança de serviços extras não descritos no contrato, o descumprimento de cláusulas contratuais e a má qualidade dos serviços realizados.
Portanto, neste conteúdo mostraremos algumas boas práticas sobre como gerenciar o serviço de terceiros de forma eficiente. Acompanhe a leitura para saber mais!
Seja cuidadoso na hora de escolher a terceirizadora de serviços
Toda a relação de custo-benefício em contratar uma empresa terceirizadora para realizar determinados serviços em seu negócio pode ir por água abaixo quando os gestores fazem uma má contratação.
Portanto, antes de tomar essa decisão, é recomendável ter muito cuidado. Em especial, em caso de serviços que exijam mão de obra qualificada e a infraestrutura necessária para que sejam realizados com segurança, eficiência e que atendam aos níveis de qualidade e aos prazos estabelecidos no cronograma do projeto, como:
- tratamento térmico: tempera e revenimento
- tratamento superficial;
- zincagem;
- usinagem em geral.
Diversos tipos de serviços podem exigir certificações especiais, como a ISO, como nos casos citados acima, entre tantos outros. Antes de fechar negócio com uma terceirizadora, leve esses aspectos em consideração.
Elabore contratos claros
Outro ponto muito importante que você deve prestar atenção ao gerenciar serviço de terceiros são os termos e cláusulas do contrato, que devem ser estabelecidos com clareza e objetividade.
O documento precisa abordar questões normativas, legais e objetivas para garantir o sucesso da parceria comercial para ambas as partes envolvidas durante todo o período de duração do contrato.
Lembrando que o contrato também deve prever a aplicação de multas e penalidades para quando uma das partes descumprir com as suas obrigações, especialmente em relação ao prazo de entrega. Isso evitará discussões sobre a legitimidade desse tipo de sanção no futuro.
Valorize a aliança com seus terceirizados
No setor industrial, há muitos casos em que a terceirização de serviços pode ser a alternativa mais viável para a operação, seja por conta de termos financeiros, seja por conta da facilidade de não precisar treinar toda uma equipe apenas para realizar determinadas ações dentro da empresa.
O fato é que essa aliança comercial deverá durar bastante tempo e, por isso, é fundamental manter uma relação à base de confiança com seus fornecedores e funcionários contratados a partir da terceirizadora. O resultado disso é a redução de riscos e o sucesso iminente.
Portanto, ainda na fase de planejamento, faça consultas para criar oportunidades para que o trabalho seja desenvolvido de maneira produtiva e que todos os ajustes necessários ao longo da execução dos serviços sejam realizados sem que demandem mais custos ou afetem a qualidade e os prazos de entrega.
Além disso, fazer com que a empresa terceirizada se envolva no planejamento de ações tende a gerar ainda mais comprometimento com os prazos estabelecidos, metas e programações da indústria.
Afinal, um ambiente colaborativo incentiva melhorias internas e otimiza as relações humanas, não importa se o serviço é realizado por meio de uma empresa terceirizadora ou pelas mãos dos funcionários fixos da organização.
Tenha os meios para gerenciar serviço de terceiros
Não basta contratar uma empresa terceirizada e simplesmente abandonar os serviços que ela prometeu realizar. O ideal é acompanhar o cumprimento de tudo que foi acordado em contrato desde as etapas iniciais.
Isso pode ser realizado por meio de tarefas rotineiras simples, como a verificação de documentos, ou por meio de auditorias In Loco. A ideia é manter um acompanhamento bem próximo de todos os processos que estão sendo realizados. Caso ocorram não conformidades, elas serão identificadas rapidamente e a correção poderá ser exigida de maneira imediata.
Faça uma auditoria In Loco
Consiste, basicamente, em uma auditoria presencial. Ou seja, que é realizada diretamente no local de trabalho, onde estão alocados os colaboradores que prestarão os serviços.
Minimize os riscos para a organização
Sendo assim, vale a pena destacar que, além das questões objetivas da contratação (como qualidade, prazo, custo, escopo etc.), é essencial ter um cuidado especial com os assuntos legais e regulatórios pertinentes à terceirização.
É preciso que seja identificado que a terceirizadora está em conformidade com as fiscalizações rotineiras dos órgãos trabalhistas, pois isso evita multas e sanções que podem afetar a imagem e a lucratividade da empresa contratante diante do mercado.
Como você pôde conferir neste artigo, gerenciar serviço de terceiros é uma prática necessária para garantir que todo o trabalho seja realizado de acordo com as expectativas iniciais dos contratantes.
Para isso, é muito importante tomar cuidado na hora de escolher os fornecedores, acompanhar de perto a execução dos serviços e, sempre que possível, envolver a equipe de terceirizados em decisões que exijam variados pontos de vista.
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