Compra e venda de aços planos avançam 10% em março

Apesar de alta mensal, comparativo com mesmo período do ano passado aponta queda de quase 17% nas compras e de 1% nas vendas


De acordo com dados divulgados pelo SINDISIDER (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos), as compras de aços planos realizadas pelos distribuidores associados ao INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço) avançaram, em março, 10,9% quando comparadas ao mês anterior, atingindo o volume de 389,8 mil toneladas. Frente ao mesmo período do ano passado, as compras do produto das usinas siderúrgicas recuaram 16,9% (468,9 mil toneladas).

 

Quanto às vendas de produtos siderúrgicos, a entidade registra o aumento de 10,4% no mês, passando de 343,6 mil toneladas comercializadas em fevereiro, para 379,3 mil toneladas em março de 2012. Porém, quando comparadas a março do ano passado, as vendas da rede associada também apresentaram recuo, de 0,9%.

 

Apesar do crescimento na compra e venda de aço pelos distribuidores ante o mês anterior, os estoques de março registraram leva alta de 1% em seus volumes, atingindo o montante de 1016,4 mil toneladas. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior (1192,2 mil toneladas), o armazenamento recuou 14,7%. Com isso, o giro dos estoques também caiu, para 2,7 meses.

 

Importações

 

A importação de aço plano comum, realizada pelo mercado brasileiro, encerrou março com recuo de 3,1% em relação ao mês anterior, atingindo um total de 149,4 mil toneladas contra 154,2 mil toneladas de fevereiro de 2012. Quando comparada a março do ano anterior (134,2 mil toneladas), as importações registraram volumes 11,3% maiores. No acumulado do ano, a compra de aço no mercado externo avançou 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

“O setor já sente os efeitos do aumento das importações, com queda de 1,9% nas vendas no acumulado, em comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço no balanço mensal, ante fevereiro, era esperado, principalmente em decorrência do maior número de dias úteis, visto que o mês passado recebeu o Carnaval”, explica Carlos Loureiro, presidente do SINDISIDER. “Considerando esse cenário, nossas estimativas para abril são de queda, da ordem de 10%, tanto para compra quanto para venda”, completa.

 

SINDISIDER

 

Entidade legalmente constituída e sem fins lucrativos, o SINDISIDER tem o objetivo de defender os interesses das empresas distribuidoras e revendedoras de produtos siderúrgicos. Além de representar este segmento frente aos órgãos do governo, o sindicato atua, ao lado do INDA – Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço –, no desenvolvimento, fortalecimento e aumento da competitividade de pequenas, médias e grandes empresas distribuidoras e revendedoras de aço no Brasil. O SINDISIDER possui sede em São Paulo e regionais em Belo Horizonte e Porto Alegre.

 

Fonte: SD&PRESS Consultoria

 

Compartilhe:

Associações e parceiros