Como o gerenciamento ponta a ponta pode beneficiar sua organização?
Quando falamos em indústria, é inegável que a eficiência nos processos reflete em produtos de qualidade superior e alto valor agregado. Um gestor atento aos movimentos do mercado sabe que, além de buscar inovação para os produtos finais, deve também modernizar suas operações, metodologias e sua gestão.
Para facilitar essa rotina — principalmente no chão de fábrica — é preciso contar com estratégias que realmente sejam capazes de mudar para melhor as atividades empresa. É nesse contexto que a gestão de ponta a ponta pode ser um diferencial para o alcance de um alto padrão de qualidade.
Se você ainda não sabe como fazer um gerenciamento ponta a ponta, acompanhe este post e descubra como esse método pode otimizar os processos na sua empresa.
O que é a gestão de ponta a ponta?
Normalmente os processos são tratados como atividades isoladas, executadas por determinados setores da empresa. No entanto, essa visão fragmentada não permite que se tenha uma visão abrangente do funcionamento do negócio.
Podemos entender uma organização como uma máquina com várias engrenagens. Para que os melhores resultados sejam garantidos, todas elas têm que funcionar bem. Nesse sentido, a gestão de ponta a ponta nada mais é do que você ter sob seus cuidados todos os principais processos da sua empresa.
Como cada processo da empresa pode ser beneficiado por essa metodologia?
Quando os processos da empresa são gerenciados de forma integrada, os gestores conseguem ter uma visão holística das atividades, e isso, além de favorecer todo o funcionamento em si, permite a economia nos gastos, uma melhor gestão no tempo e garante a qualidade do produto final.
Veja como cada processo da empresa pode ser beneficiado pela gestão de ponta a ponta:
Produção
Principalmente na indústria, entender, planejar, acompanhar e ter o controle dos processos da fábrica é fundamental. É nesse setor que encontra-se o cerne de todo o trabalho. Se não há uma gestão eficiente da produção, com certeza os custos serão mais altos e será muito mais difícil competir no mercado.
Um gerenciamento ponta a ponta da produção pode garantir o sucesso:
- da engenharia do produto;
- do fluxo das ordens de produção;
- do controle da requisição dos materiais;
- do registro da produção realizada;
- do apontamento da produção no chão de fábrica;
- da gestão dos custos;
- da análise das estatísticas.
Logística
As atividades de compra da matéria-prima e entrega do produto final são processos da logística de transporte que podem impactar diretamente nos prazos de entregas. Então, é essencial que se tenha uma organização interna para escalonar a saída de matéria-prima para a industrialização e fazer a adequada cobrança do retorno desse material, já que a entrega para o cliente tem que ser realizada no prazo estipulado.
Outra atividade essencial do setor de logística é a correta identificação dos materiais que serão transportados. Se não há uma identificação adequada, os responsáveis pelo transporte podem tratar o material de forma incorreta, gerando grandes prejuízos.
Quando a sua empresa está capacitada para monitorar a gestão logística de ponta a ponta — inclusive tendo visibilidade da cadeia de produção —, todas essas atividades são administradas de forma eficaz.
Comercial
A gestão comercial é um dos processos vitais para qualquer empresa. É das atividades de vendas que são geradas as entradas fundamentais para a sustentabilidade do negócio. Por esse motivo, é importante que alguns processos sejam acompanhados de forma abrangente:
- gestão das oportunidades de venda;
- administração dos orçamentos;
- respostas para os clientes — que devem ser rápidas e precisas;
- gestão do CRM;
- acompanhamento dos principais indicadores.
Dos indicadores é possível extrair informações estratégicas, como:
- qual é o mercado em que a empresa deve atuar com mais ênfase;
- qual é o perfil de cliente ideal.
Outro processo importante relacionado ao setor comercial — e que também está ligado às atividades do setor de produção e ao processo de fabricação dos produtos — e que é abraçado pela gestão de ponta a ponta é a formação dos preços. Na indústria isso não é tão simples, então uma análise adequada dos custos é essencial para uma precificação ágil e confiável.
Compras
Para entregar um produto final ajustado aos anseios dos clientes e adequado às normas do mercado, é essencial, antes de tudo, comprar de forma eficiente. Ou seja, é preciso comprar com qualidade e na quantidade adequada.
Ter total domínio sobre a gestão de compras quer dizer:
- alinhar as aquisições ao nível do estoque;
- gerar cotações de forma eficiente;
- manter uma base de fornecedores confiáveis;
- ter controle sobre os prazos.
Financeiro
A gestão financeira da organização requer processos muito bem estruturados. Além de tratar dos orçamentos, pagamentos, da compra e da venda de materiais, esses processos precisam estar muito alinhados à legislação.
Quando se tem uma visão integral dessas atividades, o gestor tem capacidade de entender e conduzir todos os processos de forma organizada e atendendo às demandas, o que engloba:
- planejamento alinhado ao negócio, para curtos, médios e longos prazos;
- registros de todas entradas e saídas;
- controle efetivo das despesas;
- correta gestão das notas fiscais;
- gestão eficaz do fluxo de caixa;
- elaboração e análise de relatórios de acompanhamento.
Atendimento
O atendimento é um ponto crucial também para a indústria, já que o produto normalmente é construído junto ao cliente — quando falamos de venda sob encomenda. Por esse motivo, é fundamental que haja uma interação entre as áreas de atendimento ao cliente e a produção.
A gestão de ponta a ponta, nesse caso, favorece a integração entre as engenharias para que seja possível o desenvolvimento do produto mais adequado às necessidades do cliente, no prazo combinado e que o custo da fabricação deste item esteja dentro daquilo que a empresa imaginou no início da venda.
Recrutamento
A empresa que contrata bem, que identifica quem está se destacando em cada área e oferece um plano de carreira justo tem facilidade para reter talentos. Muitas vezes o sucesso de uma organização está justamente naquelas pessoas que fazem a diferença nas atividades desempenhadas no dia a dia.
Para identificar essas pessoas é preciso ter um panorama do funcionamento da empresa, entender quais atividades estão mais relacionadas a outras e observar onde os indicadores estão com alta taxa de sucesso.
Como a tecnologia pode auxiliar?
Como podemos perceber, fazer um gerenciamento ponta a ponta requer o controle de muitos processos e um olhar analítico sobre eles. Ao longo do texto falamos de controle, gestão e indicadores, mas como colocar isso em prática de forma segura e eficiente?
Um ERP pode dar suporte a essa gestão e ser a plataforma para facilitar o trabalho da empresa. O software adequado ao perfil da empresa pode dar insights do que é possível ser melhorado e mapear onde estão os problemas nos processos da organização.
Vale lembrar que, para que esse sistema seja aproveitado da melhor forma, é importante também que a fornecedora da tecnologia dê uma consultoria, ajudando a empresa a repensar os processos. O objetivo do ERP é ter as ferramentas e reduzir o tempo para que essas mudanças aconteçam.
Por fim, é importante ressaltar que é preciso dar foco aos processos que geram resultados efetivos para a empresa. Só faz sentido gerenciar algo que trará benefícios concretos para os resultados da organização.
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