Executivos vêem sinais de recuperação no mercado

A percepção mundial dos executivos é unânime: a atual crise financeira é importante e sem precedentes. Entretanto, há espaço para o otimismo. É isso que apontam os resultados do último Executive Quiz, pesquisa periódica realizada pelo Korn/Ferry Institute com executivos de mais de 70 países, incluindo o Brasil.

 

Para avaliar o clima entre os executivos, a pesquisa realizou duas entrevistas: a primeira no início de março e a segunda ao final do mesmo período. Quando avaliados logo no começo, apenas 7% dos executivos sentiram que a economia global estava se recuperando, enquanto mais do que três quartos (76%) afirmaram que seria uma severa recessão.

 

No final do mês, porém, o cenário mudou: 13% afirmaram que a economia estava se restaurando. Isto é, o percentual daqueles que enxergam recuperação do mercado praticamente dobrou. Entre os brasileiros, esse percentual pulou de 16% na primeira fase, para 25% na última semana de março, acompanhando o otimismo mundial.

 

Em relação à atuação governamental nas ações corporativas, 11% creditam ao Governo a responsabilidade por “tirar” as empresas da crise. Outros 16% crêem que a própria movimentação dos negócios responda por isso e 17% afirmam que a responsabilidade é dos consumidores. Já a maioria (56%) acredita que os três fatores são igualmente importantes. Esse índice chega a 59% no caso dos executivos brasileiros.

 

“A esperança de todos é que chegamos ao fundo do poço e agora estamos a caminho da recuperação. Entretanto, os resultados de nossa pesquisa apontam conflitos de relacionamento entre empresas e Governo, que carecem de ajustes”, observa Sergio Averbach, presidente da Korn/Ferry International na América do Sul. “A boa nova é que a maioria dos entrevistados concorda que consumidores, a própria movimentação dos negócios e também o Governo têm, em igualdade de importância, um papel vital na recuperação da saúde financeira global”, acrescenta.

 

Fonte: CCMCC

Compartilhe:

Associações e parceiros