Enafer define planejamento estratégico do setor ferramenteiro

O II Enafer (Encontro Nacional de Ferramentarias) será realizado em paralelo a Intertooling Brasil 2009 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia de Ferramentais no dia 17 de julho. O primeiro Enafer aconteceu em Joinville, em 2007 e reuniu mais de 130 profissionais do setor ferramenteiro nacional que discutiram o alinhamento estratégico a ser adotado pelo setor brasileiro, visando à modernização e perpetuação das empresas fabricantes de moldes e ferramentais.

 

Promovido pelo Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da Acij (Associação Empresarial de Joinville), o evento tem como objetivo fomentar a discussão, entre os empresários, sobre temas comuns ao setor ferramenteiro nacional e internacional, buscando melhorar e garantir as condições de trabalho atuais e futuras de toda a cadeia brasileira de produção de ferramentais, assegurando assim sua perpetuação.

 

O encontro abordará a metodologias de identificação de problemas e suas respectivas ações para solução e informará sobre instituições e grupos de trabalho voltados a melhoria contínua das empresas nacionais. O ponto alto da programação do Enafer será a apresentação, discussão e validação do planejamento estratégico do setor ferramenteiro nacional para os próximos 15 anos, visando colocar o Brasil em posição de destaque mundial na comercialização de moldes e ferramentais.

 

“Muitas ações têm sido desenvolvidas nestes dois anos decorridos. Entra-se agora na fase de apresentação e validação da proposta de planejamento estratégico, que engloba diversas metas, sendo a mais audaciosa a que propõe: estar entre os três melhores países do mundo no fornecimento de moldes e ferramentais até 2020” destaca Christian Dihlmann, presidente da Comissão Organizadora do II Enafer.

 

Programação das palestras

Com o tema “O benchmarking como instrumento de competitividade no setor ferramenteiro”, Jefferson de Oliveira Gomes, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vai apresentar o levantamento de informações e aplicação de métodos de correção de desvios nos processos de fabricação e gerenciamento de ferramentarias. A palestra será logo após a abertura do Enafer.

 

Na sequência, o secretário do Desenvolvimento e da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Armando de Mello Meziat vai falar sobre o fórum de competitividade da cadeia de transformadores de plásticos e como o setor ferramenteiro pode participar desse grupo de trabalho.

 

Às 10h45, Jaime Arcino Dias Júnior, coordenador regional do Sebrae/SC fará a palestra “Arranjos produtivos locais – Ações e resultados do APL metal-mecânico do norte catarinense”, destacando os resultados obtidos com o programa aplicado ao setor metal-mecânico do norte catarinense.

 

O acesso ao evento é gratuito e dirigido aos proprietários e executivos das ferramentarias. A Intertooling será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 14 a 17 de julho de 2009.

Fonte: Messe Feiras

Compartilhe:

Associações e parceiros