Palestrantes do Moldes 2009 acreditam em crescimento

A crise mundial começa a dar sinais de melhora e, segundo José Luiz Vendramini Martins, diretor de Suporte a Vendas da General Motors, 2009 será o melhor ano para a indústria automobilística brasileira. O executivo foi palestrante no primeiro dia de trabalho do Moldes 2009 – 7º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes, que está sendo realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, em paralelo à Intertooling Brasil 2009 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia de Ferramentais.

 

Ao falar sobre “Tendências e perspectivas da indústria automobilística para 20092010” nesta quarta-feira, 15, Vendramini destacou que deverão ser vendidas 2.900 milhões de veículos, 100 mil a mais do que em 2008. Para 2010 a previsão é que as vendas atinjam 3 milhões de unidades. “Dois fatores contribuem para o incremento nas vendas: a queda na taxa Celic e o aumento de disponibilidade de crédito”, afirmou.

 

O Brasil, conforme o diretor da GM, tem excelentes centros tecnológicos que poderão ter seus serviços exportados, como o caso da tecnologia flex. Os países desenvolvidos sentem a necessidade de criar novas regras para baixar a emissão de poluentes.

 

Mercado chinês


O “Desenvolvimento do mercado de moldes & matrizes na China” foi um dos trabalhos apresentados no primeiro dia do Moldes. A pesquisa foi realizada por Luis Felipe Medeiro Alves (SandvikFaculdade de Tecnologia de São Paulo), Nivaldo Lemos Coppini (Universidade Nove de Julho), Sergio Bezerra Barros (General Motors) e Silvio Bauco (Sandvik CoromantFundação Santo André), que apresentou os resultados.

 

Silvio Bauco disse que a China tem um crescimento anual de 15% no setor de ferramentarias. O planejamento estratégico do setor, refeito a cada 5 anos, prevê um crescimento de 25% em 2010, chegando a um faturamento bruto de 17 de bilhões de dólares. Atualmente a China produz 70% dos moldes de que seu mercado interno necessita.

 

Segundo Bauco, o Brasil poderia ampliar suas vendas de moldes para a China que tem um mercado bastante acelerado. A meta é atender 90% do mercado interno até 2020 com a qualidade dos países europeus.

 

O Moldes 2009 termina nesta quinta-feira, dia 16, com a apresentação de palestras convidadas, trabalhos técnicos, mesa-redonda e a entrega do Prêmio Excelência Técnica Intertooling Brasil, organizado pelo Centro de Competência em Manufatura – CCM – do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 

Já a Intertooling prossegue até sexta-feira, 17, das 14 às 21 horas

 

fonte: site ABM Brasil

Compartilhe:

Associações e parceiros

GRV Software - ERP industrial
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.