Máquinas-ferramenta: cenário positivo para 2010.

Na semana passada, tomou posse a nova diretoria da CSMF – Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta da Abimaq. André Luís Romi, que irá presidir a CSMF no biênio 2009/2011, se disse otimista com as perspectivas de 2010 para a indústria de máquinas-ferramenta. “O cenário para a nossa indústria é muito positivo para o próximo ano. Teremos que produzir mais para atender à demanda que deve aumentar, já que a previsão é de crescimento do PIB em 5%”, disse.

 

 

Na avaliação do dirigente, porém, dificilmente o setor conseguirá repetir em 2010 os números de faturamento obtidos em 2008, “quiçá iremos retornar aos volumes obtidos em 2007”. Romi lembrou que o quadro em 2009 foi pouco favorável ao setor, como mostram as estatísticas da Abimaq. De janeiro a outubro o faturamento caiu 48% em relação a 2008, registrando ainda queda de 32% no consumo aparente (produção – menos importação + importação).

 

 

Um detalhe preocupante, segundo o presidente da CSFM, é o crescente avanço das máquinas importadas, que hoje já representam dois terços das máquinas adquiridas pela indústria brasileira. Em sua opinião, esse é mais um motivo para que o setor defenda junto ao governo a permanência das novas condições oferecidas para o financiamento de máquinas oferecidas pelos BNDES, dentro do PSI – Programa de Sustentação do Investimento.

 

 

Romi lembrou ainda que a CSMF evoluiu bastante durante a gestão de Roberto Schaefer, à qual pretende dar continuidade. “Vamos continuar com o foco em resultados, defendendo a produção de máquinas-ferramenta no País”.

 

 

CSMF – Uma das maiores câmaras setoriais da Abimaq, com 171 associados, a CSMF foi criada em 1963. Este será o segundo mandato de André Romi na CSMF, já presidida por ele em 2006 e 2007.Para o novo mandato, o executivo contará com uma diretoria composta por oito vice-presidentes:

– Alfredo Griesinger (Heller Máquinas Operatrizes); Alfredo Vergílio Ferrari (Ergomat); Antonio Roberto Pereira (Asamaq); Evandro Luciano Orsi (TM Bevo); Marcelo Schlachter (Tox Pressotechnik); Marco Yashiro (Prensas Schuler); Roberto M. Schaefer (SEA do Brasil) e Sérgio Cardoso Coca (Sanches Blanes)

 

 

Fonte: Usinagem Brasil

 

Compartilhe:

Associações e parceiros

GRV Software - ERP industrial
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.