Como o OEE pode tornar o seu negócio mais eficaz?
Eficiência é um fator importante para qualquer empresa. Quanto mais eficiente for o funcionamento da organização, em todos os seus aspectos e setores, melhores serão os resultados produtivos, menos custos haverá com a produção e será possível potencializar o rendimento médio por meio de uma gestão eficiente.
Além disso, um dos principais benefícios é o aumento da vantagem competitiva, saindo à frente dos seus concorrentes e conquistando uma maior fatia do mercado, bem como fidelizando seus clientes. Ótimo, não é mesmo?
Por fim, é imprescindível que todo gestor tenha consciência das métricas dos processos realizados na empresa, encontrando potenciais falhas e problemas que ocorram e buscando as melhores soluções, a fim de estar sempre otimizando a cadeia produtiva da organização.
Então, que tal mensurar a efetividade da sua empresa através do índice OEE? Continue lendo e saiba o que é o Overall Equipment Effectivenes, como ele é aplicado e quais as vantagens para sua empresa.
O que é Overall Equipment Effectiveness (OEE)?
O Overall Equipment Effectiveness (OEE) — ou Eficiência Global de Equipamentos — é um importante índice utilizado para mensurar a produtividade das máquinas envolvidas na produção.
O método foi desenvolvido pela Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) e tinha como objetivo mensurar se os equipamentos estavam funcionando corretamente ou se necessitavam de manutenção, se haviam quebrado ou se estavam paradas, a fim de verificar como poderiam potencializar a cadeia de produção na fábrica.
Pode ser aplicado individualmente em máquinas, em um conjunto, em uma linha de produção inteira ou, até mesmo, uma planta inteira de produção.
Como ele é calculado?
O OEE é amparado em três pilares fundamentais: disponibilidade, performance e qualidade. Essencialmente, o cálculo é feito da seguinte forma:
Disponibilidade x performance x qualidade = índice OEE
O desejável é que o índice OEE esteja o mais próximo possível de 100%, que seria, no caso, o resultado quando tudo está funcionando adequadamente, sem qualquer problema ou prejuízo. Cada um desses itens da fórmula possui seu cálculo próprio, como veremos a seguir:
1. Disponibilidade
Aqui você deverá calcular qual é a taxa de uso do equipamento. Por exemplo, se uma determinada máquina tem capacidade para funcionar 10 horas seguidas por dia em plenas condições e, por razões diversas, ela esteja sendo utilizada apenas por 7 horas por dia, a sua taxa de disponibilidade é de 70%.
Estão entre as principais razões para redução da taxa de disponibilidade:
- falta de insumos para sua utilização;
- quebra;
- necessidade de manutenção corretiva;
- falta de operador capacitado;
- falta de ferramenta adequada.
2. Performance
Nesse ponto, você irá avaliar a capacidade da máquina em produzir dentro do tempo previsto. Por exemplo, em condições ideais, ela é capaz de produzir uma peça em uma hora. Porém, atualmente, está realizando essa operação em duas horas. Isso significa que sua performance é de 50%.
As principais razões para a queda desse índice podem ser:
- queda de velocidade das máquinas;
- necessidade de manutenção;
- configuração inadequada;
- falha do operador;
- desgaste das ferramentas, entre outros.
3. Qualidade
Para calcular esse índice, deve-se pensar em quantas peças foram produzidas com toda a qualidade esperada. Se, por exemplo, a cada 100 peças, 10 saíram com defeito, é sinal de que há um índice de qualidade de 90%.
Podem estar influenciando nesse fator os seguintes pontos:
- retrabalho;
- materiais defeituosos;
- configuração inadequada da máquina;
- peças desgastadas que podem estar gerando não conformidade.
Calculando o índice OEE
Utilizando o exemplo anterior, podemos calcular o índice OEE:
Disponibilidade x performance x qualidade = índice OEE
70 x 50 x 90 = 31,5%
Como ele pode tornar o seu negócio mais eficiente?
Quais os benefícios da implementação do índice Overall Equipment Effectiveness em sua organização? O que ele pode trazer de positivo para as rotinas do seu negócio? Confira como ele o torna mais eficiente:
Aumenta a produção
Ao avaliar a eficiência do maquinário ou da linha de produção, pode-se perceber quais são as falhas que estão prejudicando o resultado final como um todo e repará-las. Com isso é possível aumentar a produção total.
Permite atender mais pedidos com a mesma estrutura
Melhorando o funcionamento da sua planta de produção e, consequentemente, conquistando o aumento da produção total, é possível atender a mais pedidos de sua carteira de clientes com a mesma estrutura inicial.
Isto apenas melhorando a eficiência do conjunto de equipamentos que já possui em sua organização. Ou seja, sem custos elevados com a expansão do maquinário.
Diminui os custos de fabricação
Itens que necessitam de manutenção podem levar a custos maiores de produção. Os custos diminuirão com o aumento da produção utilizando a mesma disponibilidade utilizada anteriormente.
Em alguns casos, devido a ajustes errados, pode-se perder matéria-prima, gerando prejuízos. Isso encarece os custos de fabricação, já que serão necessários mais materiais para a produção dos mesmos produtos.
Avalia a produtividade
A partir da análise do índice OEE é possível ter uma mensuração objetiva e analítica da produção da sua empresa. Assim, a gestão terá consciência da capacidade total que é possível alcançar com toda a linha de produção funcionando eficientemente e poderá investir no aumento de produtividade a partir das melhorias nos equipamentos.
Aumenta os índices de acordo com a correção dos erros
O diagnóstico dos erros existentes nos equipamentos, por meio do índice OEE, permite encontrar falhas que demorariam mais tempo para se evidenciarem sem o uso dessa avaliação. Assim, os índices e métricas essenciais melhoram, de acordo com a realização da correção desses erros a curto e a longo prazo.
Aumento do lucro total
Estima-se que, a cada 1% de OEE perdido na avaliação, a organização tenha uma redução de 3% a 7% do lucro líquido. Valores significativos, não é mesmo?
Qualquer melhora na eficiência da cadeia de produção traz um retorno importante para a empresa em lucro líquido. Por isso, é essencial realizar a avaliação constantemente e verificar as principais causas da redução da efeciência na sua empresa.
Ou seja, o uso do índice Overall Equipment Effectiveness é essencial para recuperar a produtividade do seu negócio, encontrar possíveis falhas que estejam comprometendo a sua rentabilidade, diminuir custos com produção, entre uma série de outras vantagens que listamos neste conteúdo.
Achou interessante esse post? Então aproveite, assine nossa newsletter e receba mais artigos como esse diretamente em seu e-mail!
custos de fabricação, DISPONIBILIDADE, fábrica, gestão, gestão à vista, GRV, GRV software, máquinas, notícias, OEE (Overall Equipment Effectiveness), PERFORMANCE, produtividade, qualidade