Máquinas-ferramenta: cenário positivo para 2010.

Na semana passada, tomou posse a nova diretoria da CSMF – Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta da Abimaq. André Luís Romi, que irá presidir a CSMF no biênio 2009/2011, se disse otimista com as perspectivas de 2010 para a indústria de máquinas-ferramenta. “O cenário para a nossa indústria é muito positivo para o próximo ano. Teremos que produzir mais para atender à demanda que deve aumentar, já que a previsão é de crescimento do PIB em 5%”, disse.

 

 

Na avaliação do dirigente, porém, dificilmente o setor conseguirá repetir em 2010 os números de faturamento obtidos em 2008, “quiçá iremos retornar aos volumes obtidos em 2007”. Romi lembrou que o quadro em 2009 foi pouco favorável ao setor, como mostram as estatísticas da Abimaq. De janeiro a outubro o faturamento caiu 48% em relação a 2008, registrando ainda queda de 32% no consumo aparente (produção – menos importação + importação).

 

 

Um detalhe preocupante, segundo o presidente da CSFM, é o crescente avanço das máquinas importadas, que hoje já representam dois terços das máquinas adquiridas pela indústria brasileira. Em sua opinião, esse é mais um motivo para que o setor defenda junto ao governo a permanência das novas condições oferecidas para o financiamento de máquinas oferecidas pelos BNDES, dentro do PSI – Programa de Sustentação do Investimento.

 

 

Romi lembrou ainda que a CSMF evoluiu bastante durante a gestão de Roberto Schaefer, à qual pretende dar continuidade. “Vamos continuar com o foco em resultados, defendendo a produção de máquinas-ferramenta no País”.

 

 

CSMF – Uma das maiores câmaras setoriais da Abimaq, com 171 associados, a CSMF foi criada em 1963. Este será o segundo mandato de André Romi na CSMF, já presidida por ele em 2006 e 2007.Para o novo mandato, o executivo contará com uma diretoria composta por oito vice-presidentes:

– Alfredo Griesinger (Heller Máquinas Operatrizes); Alfredo Vergílio Ferrari (Ergomat); Antonio Roberto Pereira (Asamaq); Evandro Luciano Orsi (TM Bevo); Marcelo Schlachter (Tox Pressotechnik); Marco Yashiro (Prensas Schuler); Roberto M. Schaefer (SEA do Brasil) e Sérgio Cardoso Coca (Sanches Blanes)

 

 

Fonte: Usinagem Brasil

 

Compartilhe:

Associações e parceiros