Afinal, por que adotar um software com controle financeiro?
Como você já deve ter notado, periodicamente destacamos, aqui no blog, a importância de um sistema de gestão para indústria, mostrando como escolher a melhor solução para as necessidades de sua empresa.
Hoje, focaremos nos benefícios que um software com controle financeiro pode oferecer para a industria, desde a centralização de dados para melhorar a tomada de decisões, até a redução de custos.
Quer entender mais sobre a importância de migrar a sua plataforma atual um software completo e com controle de finanças para as necessidades da indústria? Confira este artigo!
Quais os benefícios de contratar um software financeiro?
É muito comum que grande parte dos empreendedores procurem por sistemas de gestão financeira para a indústria, tendo como os principais objetivos a redução de custos e o controle de despesas.
Uma ferramenta completa oferece recursos que abrangem os mais variados departamentos e processos da empresa. A seguir, mostraremos alguns dos principais motivos de adotar um software para controle financeiro. Acompanhe!
Previsão de gastos
Um sistema de gestão industrial integrada oferece uma variedade de recursos de controle sobre os processos de produção e financeiro, permitindo que os gestores façam uma projeção dos gastos.
Por exemplo: o software ajuda a organizar as contas que deverão ser pagas no futuro, exibindo-as na tela do computador por categoria e data de vencimento. Desse modo, o responsável pelo departamento financeiro pode verificar rapidamente quais compromissos ainda não foram cumpridos.
Também é possível receber notificações sobre contas que estão para vencer, o que reduz significativamente o risco de pagar juros e multas por atrasos ou, até mesmo, sujar o nome da empresa por simples descuido ou esquecimento.
Otimização de cobranças
Se sua companhia tem o hábito de emitir boletos para os clientes, é importante saber que uma das vantagens de utilizar um software para controle financeiro é que eles também podem ser emitidos pela ferramenta.
Considerando que os boletos são um dos meios de pagamentos mais utilizados pelas pessoas e empresas, ter um sistema que facilita seu controle é mais um aspecto vantajoso a ser considerado.
Rastreamento de processos e redução de custos
Ainda há quem goste de trabalhar com as antigas planilhas do Excel. O problema é que as empresas modernas e altamente competitivas já abandonaram essa ferramenta e migraram para sistemas modernos há muito tempo.
Um dos principais motivos para isso é que as planilhas não oferecem a possibilidade de integração com a maioria dos softwares de gestão atuais. Sem mencionar que não contam com recursos de acesso e compartilhamento de dados avançados, o que torna inviável o trabalho integrado entre departamentos.
Por isso, migrar para uma plataforma moderna pode dar uma vantagem extra ao seu negócio, já que permite que as tarefas sejam delegadas para os colaboradores, de modo que possam ter todas as etapas acompanhadas diretamente do sistema.
Quanto mais transparentes e acessíveis são os processos e informações, menores as chances de erros, falhas ou equívocos, reduzindo os custos dos processos.
Otimização de processos
Falando em melhoria de procedimentos cotidianos, algumas das vantagens que um software para controle financeiro pode oferecer para tornar o trabalho de sua equipe muito mais preciso, seguro e eficiente, são:
- organização de contas a pagar e a receber;
- exposição de saldos bancários;
- conciliação bancária (para melhorar a agilidade do controle financeiro);
- planejamento financeiro mensal;
- previsões de pagamento e recebimento.
Além disso, a ferramenta permite que você faça buscas e filtre as informações de acordo com os dados que achar mais relevantes. Inclusive, é possível exibir relatórios mensais em forma de gráficos, facilitando ainda mais a compreensão.
Como é o funcionamento do software da GRV?
Como já foi mencionado, um sistema de gestão industrial completo não se limita a oferecer apenas recursos para controlar as finanças da empresa, mas abrange os mais diversos departamentos e suas respectivas necessidades.
Sendo assim, o software da GRV permite a integração entre setores, de modo que, ao realizar um orçamento para um cliente, por exemplo, as outras áreas da empresa podem se comunicar com o financeiro em tempo real.
Digamos que você esteja fechando negócio com um cliente. A engenharia se comunica com o financeiro, informando a lista de materiais para compra. Caso haja a liberação, é possível prever quando será o recebimento, o que dá suporte às tomadas de decisão do negócio e evita que a empresa faça dívidas que não pode arcar, por exemplo.
O software da GRV auxilia na gestão e geração de informações para a tomada de decisões junto ao financeiro. É importante mencionar que, para caminhar de maneira integrada e efetiva, é imprescindível alinhar os processos entre os departamentos de produção, compras e engenharia, e não simplesmente ter um olhar isolado, que apenas paga e recebe contas.
Como migrar para o software?
Com tantos recursos e benefícios, você deve estar pensando que o processo de migração para um sistema de gestão industrial deve ser bastante complexo, não é mesmo?
Na verdade, essa é uma tarefa bem simples, já que o software da GRV é específico para o setor.
Como você pôde conferir, um software para controle financeiro, que contemple as demais áreas da empresa, é indispensável para uma gestão prática e eficiente. Além disso, mostramos como esse tipo de solução facilita o cotidiano de todos os departamentos da companhia, sem demandar novos custos.
Ainda está com dúvidas sobre como um software para controle financeiro pode ser útil para a indústria? Quer descobrir como a gente pode ajudar? Então entre em contato para saber mais!
centro de custos, custos industriais, ERP, Financeiro, indústria, otimização, redução de custos, software