Automação industrial: como implementar e quais os benefícios?
Manter uma empresa em bom funcionamento requer o estudo de técnicas e estratégias que transformem os negócios de forma que se destaquem diante da concorrência. Saber investir em inovação é fundamental para explorar as possibilidades que se adaptam da melhor forma ao seu negócio.
A tecnologia está ganhando cada vez mais espaço nas empresas e sendo utilizada nos mais variados setores realizando diferentes funções que, se bem administradas, tornam o serviço de muitos empreendedores mais seguro, ágil, produtivo e atrativo.
A seguir, conheça a importância de investir na automação industrial e como começar a implementá-la na sua organização. Boa leitura!
O que é automação industrial?
A automação industrial tem como principal objetivo a otimização dos negócios a partir da implementação de recursos tecnológicos que integrem e simplifiquem as atividades empresárias.
Esses recursos são atingidos por meio de sistemas e mecanismos operacionais controlados de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana.
A automatização está presente em atividades simples, como o envio automático de e-mails a clientes específicas encontrados a partir da análise de métricas, ou em processos grandes, como o controle da qualidade do produto feito a partir do acompanhamento em tempo real, responsável por grandes benefícios no chão de fábrica.
A automação industrial oferece à organização um ganho considerável no desempenho e aumento da qualidade da produção. Assim, há maior espaço para a gestão e execução de novas estratégias.
Quais os benefícios de investir na automação?
Desde a Revolução Industrial, as indústrias não pararam de crescer e de ganhar novas formas e equipamentos na execução de processos de produção e gestão.
Com isso, a automação de processos é algo que vem ocorrendo aos poucos durante os anos e, a cada mudança, as inovações se tornam mais necessárias, devido à facilidade e produtividade que esses novos recursos geram.
Acompanhe as principais vantagens de investir na automação industrial e conheça mais sobre a importância de investir nas inovações.
Redução de custos
O faturamento e a redução de custos são almejados por qualquer organização. O resultado positivo no capital indica que os negócios estão indo bem e que o serviço prestado está sendo reconhecido.
Ao investir em ferramentas que auxiliam na fabricação e gestão dos negócios, a longo e médio prazo é possível constatar a redução de gastos, proveniente da diminuição de desperdícios de tempo e estoque, tornando o serviço mais eficaz e eficiente.
Com otimização e aumento da produtividade, os ganhos financeiros se tornam uma consequência de uma gestão equilibrada e inovadora.
Aumento da produtividade
Com a automação das máquinas, é possível ter um ganho grande na produtividade da indústria. As máquinas automatizadas, além de oferecerem um ciclo de produção mais rápido, também trabalham com maior precisão tanto na produção em massa quanto na fabricação sob encomenda.
Sendo assim, um detalhe relevante na aquisição de equipamentos mais tecnológicos nas indústrias é a precisão com que essas ferramentas trabalham, resultando em peças idênticas ou em um controle eficaz na produção de peças com os mínimos detalhes alterados.
A produtividade também é fruto do aumento da disponibilidade de tempo, que, se bem administrado, pode ser usado para a melhoria dos negócios.
Diferencial competitivo
Com o investimento na automação, o setor industrial tem capacidade de ampliar suas possibilidades, conquistando, assim, novos clientes.
Manter um diferencial como a produção sob encomenda, atividade que pode ser facilitada com o uso da tecnologia, é fundamental para se destacar diante da concorrência e para atrair novos clientes em potencial.
A automação de processos cria novas possibilidades na produção e na trabalhabilidade da fábrica, trazendo mudanças positivas dentro da empresa que, consequentemente, são refletidas de forma positiva fora da empresa.
Melhoria na qualidade de produtos
Com máquinas automatizadas, o produto final tende a ser de alta qualidade: basta que o equipamento esteja devidamente programado para que o resultado dos produtos fabricados sejam uniformes, idênticos e sem danos, eliminado erros.
No entanto, a qualidade final também depende dos cuidados com os equipamentos de produção. Fazer a manutenção adequada da máquina e contar com um fornecedor de matéria-prima de qualidade é fundamental para o sucesso do produto final.
Quais as etapas para implementar a automação na sua indústria?
Conhecendo os benefícios da automação industrial, é preciso, em seguida, saber como dar início às mudanças dentro da organização. Confira a seguir cada passo desse processo.
Fazer o planejamento da automação
O primeiro passo para dar início as mudanças é a elaboração de um bom planejamento. Assim, uma análise completa do negócio deve ser feita, levando em conta possíveis imprevistos e considerando também as condições atuais da empresa para caso estes venham a ocorrer.
Como qualquer investimento deve ser bem cuidado e analisado, é fundamental conhecer quais as prioridades de mudanças na empresa. Assim, é fundamental realizar o mapeamento dos recursos que tenham capacidade de aprimoramento e os que devem ser substituídos.
Dessa forma, o planejamento e a análise minuciosa da atual situação da empresa devem ser prioridade para que as mudanças sejam feitas sem impasses ou imprevistos.
Começar por pequenas mudanças
Mudanças sempre são difíceis e envolvem uma gama de pessoas que estão associadas aos negócios. Por isso, as mudanças devem ser feitas aos poucos e iniciadas pelas etapas mais simples.
Algumas mudanças que envolvem menos processos, ferramentas e burocracias podem ser feitas primeiro, como alterações na forma de marketing ou na forma de comunicação com os clientes.
A partir do momento em que as pequenas mudanças são feitas, é possível ter mais abertura e facilidade na implementação de mudanças que envolvem diretamente mais colaboradores.
Monitoramento e registro das atividades
O monitoramento deve ser feito da melhor forma possível em qualquer situação em que uma empresa se encontre para evitar falhas na produção, desperdícios e demais problemas que possam surgir de forma inesperada.
Com mudanças sendo implementadas, é fundamental que esse monitoramento seja feito à risca. Com a análise cuidadosa da fábrica, além de evitar imprevistos, é possível obter registros importantes para a criação de metas e de novas melhorias.
Desde o início das mudanças, todos os caminhos, investimentos, dificuldades e resultados empreendidos devem ser registrados. Além do cuidado de administrar de forma organizada, todos os dados e informações geradas podem ser úteis em futuras decisões.
Um bom gerenciamento é base para o funcionamento pleno de qualquer empresa que esteja aberta para a implementação de melhorias.
Contar com a ajuda de empresas especializadas
O investimento em inovações tecnológicas não é algo que pode ser alterado da noite para o dia ou sem o auxílio de especialistas no assunto que tornem possível ao cliente usufruir do melhor que essas ferramentas têm a oferecer.
Por isso, contar com boas consultorias e atendimento técnico de empresas especializadas no assunto influencia em toda a gestão da empresa, que, se bem amparada, evita estresse e possíveis falhas. E o mais importante: com o acompanhamento, é possível sempre atualizar os equipamentos ligados à automação industrial e ferramentas de forma que sempre deem o melhor que tem a oferecer.
Estar por dentro das novidades do mercado e das tendências que otimizam e auxiliam no desempenho industrial é fundamental para qualquer empreendedor. E, se você está em busca de respostas e novas formas de otimizar seus negócios, entre em contato conosco, que vamos ajudá-lo a impulsionar seus negócios.
gestão, gestão à vista, Processos, produção sob encomenda, produtividade